Pular para o conteúdo principal

A Importância da Instrução


Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus frisou a importância da instrução dos pais para os filhos. Na época dos Patriarcas, Deus confiou na determinação de homens fiéis para repassar suas instruções às gerações posteriores. Ele disse sobre Abraão: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo”(Gênesis 18:19). 

A confiança de Deus em Abraão não foi baseada na experiência deste homem como pai. Deus sabia que Abraão era fiel ao Senhor, e que faria o melhor possível como pai.

Quando Moisés resumiu a vontade de Deus para os israelitas, nas últimas semanas de sua vida, ele disse: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:6-7).

Asafe, um dos salmistas de Israel, escreveu: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Salmo 78:3-4).

O livro de Provérbios contém muito ensinamento prático dos pais para os filhos. Consideremos alguns versículos que frisam a importância de dar e receber esta orientação: 

“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conheceredes o entendimento” (4:1); 

“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos” (4:20); 

“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (6:20); 

“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1); 

“O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedeor não atende à repreensão” (13:1); 

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (22:6).

O Novo Testamento, também, fala da importância da instrução pelos pais. Paulo comentou sobre a fé que Timóteo aprendeu da sua mãe e avó (2 Timóteo 1:5). O mesmo apóstolo escreveu: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). 

O autor de Hebreus comentou sobre a importância da disciplina na instrução dos filhos (Hebreus 12:4-11). A Bíblia toda enfatiza a importância da educação dada pelos pais aos filhos.

______ por Dennis Allan


Comentários

✿ Mensagens Últimos 30 dias

Meu amigo, Deus quer falar com você! Prepare-se para se conectar com Deus como nunca antes!

Oração não é o privilégio do piedoso, nem a arte de uma elite escolhida. Oração é simplesmente uma conversa de coração aberto entre Deus e um dos Seus filhos. Quando nós convidamos Deus a entrar em nosso mundo, Ele traz muitas bênçãos:  alegria, paciência, resistência.  Ansiedades vêm, mas não permanecem. Temores aparecem, daí vão-se embora. Estou completando minha sexta década, mas estou cheio de energia. Mais feliz, mais saudável, e mais esperançoso! Lutas vêm, sem dúvida. Mas, Deus também vem. Meu amigo, Ele quer falar com você. Ainda agora enquanto você vê estas palavras, Ele está batendo na porta. Abra-a. Dê-Lhe as boas vindas… e deixe a conversa começar! Aqui está o meu desafio de oração para você! Cada dia, durante 4 semanas, ore por 4 minutos com a oração simples: “Pai, o Senhor é bom. Eu preciso de ajuda. Me cure e me perdoe. Eles precisam de ajuda. Obrigado. No nome de Jesus, amém.” Daí, prepare-se para se conectar com Deus como nunca antes! mensagem d

Deus dá vitória, Confie!

"Quem há entre vós que tema ao Senhor, e ouça a voz do seu Servo, que andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus?" Isaías 50.10 As tentações espirituais são profundas e muito fortes. Para obter vitória contra essas tentações é necessário primeiro a vitória sobre as emoções.  O espírito humano é a sede do Espírito de Deus. Nosso espírito capta o Eterno. Por isso, o alvo do inimigo é nos conduzir para a escuridão espiritual para que nos desesperemos.  O Senhor permite essas tentações para termos a oportunidade de confirmar a autoridade da vitória de Jesus: "Eis aí vos dei autoridade... sobre todo o poder do inimigo."   Mas o que podemos fazer na prática, quando nosso espírito é conduzido por uma escuridão inimaginável? Confiar no Senhor – mesmo não sentindo nada!  Se não vem resposta do alto, se parece estarmos sem saída, e se em nosso íntimo nos sentimos no fundo do poço, devemos faze

É importante descomplicar nossa vida cristã: quanto menos dependemos da sabedoria humana, mais nos beneficiamos da “sabedoria que vem do alto”.

Joel 2:28 - ¶ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Na antiguidade, vida longa sempre foi sinônimo de sabedoria, de visão prática e equilibrada da vida. Entretanto, contradizendo o ensino das gerações humanas, o profeta Joel, iluminado pelo Senhor, revela o final dos tempos, após “o dia final do Senhor”, quando tudo será diferente. “Derramarei do Meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões” (Joel 2:28). Desde quando criou o tempo e a história, o Senhor já planejara a futura concretização da “nova Terra”. Nela, a sabedoria não será mais o produto da conquista humana, mas o resultado natural da comunicação da graça de Deus. Neste contexto, Joel escreve que tanto os anciãos quanto os jovens, igualmente receberão “as visões” nascida da comunhão com o Espírito do S

Os Corações que Nada Sentem

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse 3:15-16) A condição mais desesperada do coração humano é aquela na qual não sentimos nada, nem a respeito de Deus. Se nós absolutamente não pudéssemos sentir mais nada, estaríamos além de qualquer esperança. A linguagem mais forte nas Escrituras é reservada para os fracos de coração, aqueles que simplesmente não ligam para Deus, por bem ou por mal. Por este motivo é triste observar que o nosso mundo é um mundo que está se tornando cinzas. A vida moderna é quase totalmente definida pela indiferença e tédio que nos anulam.  Enfeitados da maneira que somos, a maioria das doenças sociais mais agudas são sintomas de um vazio crônico do coração. Nós nos tornamos, como T.S. Eliot disse, “homens vazios” . E este vazio, o nada que vem do cansaço do mundo, é assustador em sua implicaçõe

TESOUROS DA TERRA NÃO SATISFAZEM. TESOUROS DO CÉU SIM !!!

A promessa de Jesus é completa. “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mateus 5:6). Geralmente conseguimos o que desejamos comer ou beber. O problema é, os tesouros da terra não satisfazem. A promessa é, os tesouros do céu, sim. Felizes são, então, aqueles que seguram suas posses terrenas com mãos abertas. Felizes são aqueles cuja alegria depende totalmente de Jesus . Nossa resistência ao nosso Pai é infantil. Deus, para o nosso próprio bem, tenta nos ajudar a segurar com menos força o que nos fará cair. Mas nós não soltamos. “Não. Não vou abrir mão da minha farra no fim de semana por causa da eterna alegria.” “Trocar minhas drogas e álcool por uma vida de paz e uma promessa de céu? Tá brincando, né?!” E lá estamos nós, nos agarrando às mesmas coisas que nos causam tristeza. É impressionante que o Pai não desiste! Mensagem de Max Lucado ☆ de O Aplauso do Céu (tradução de Germana Gusmão Downing) Em inglês: “Childish Resistance” Devocional Dádivas do Senhor

✿ Arquivo

Mostrar mais

✿ Idioma

✿ Facebook, visitem e sejam bem-vindos!

✿ Marcadores

Mostrar mais

✿ Pesquisar

✿ agradeço sua visita! Paz a vc e toda sua família!

✿ Clique na imagem para voltar ao início: