Pular para o conteúdo principal

Lições para pais jovens



As aplicações dos princípios da verdade em situações diferentes são testemunho à sabedoria de Deus. Por exemplo, todos nós conhecemos o mandamento “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Agora isso se aplica numa variedade de circunstâncias. 


Aplica-se ao seu próximo que é o vizinho do lado e aplica-se ao seu próximo que mora do outro lado do oceano ou da fronteira. Aplica-se aos seus próximos que gostam de vocês e aos que não gostam. Aplica-se àqueles que nem mesmo merecem sua atenção.


Os Provérbios de Salomão são princípios gerais, como este, e podem ser aplicados em várias situações diferentes com importância igual. Quero pegar alguns provérbios do capítulo 4 (versículos 23-27) e aplicá-los aos pais jovens. Com certeza, esse ensinamento aplica-se à educação dos filhos.



“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Ironicamente, educar filhos começa com seu próprio coração estar correto. Familiarizar seu coração com os princípios altos da justiça e da santidade não é apenas um bom lugar para começar, é o único lugar para começar. O que procede das fontes da vida – o que acontece com a sua família – tem mais chances de ter bons resultados se for baseado nas verdades reveladas na palavra de Deus. Isso significa que pais jovens têm que ser diligentes em continuar nas regras da justiça. Afinal, você não pode ensinar o que você mesmo não conhece.



“Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.” É assustador quanta influência nós temos sobre nossas famílias através do falar. Na verdade, é o instrumento básico da comunicação. A língua é o professor. Se os pais aprenderem bons hábitos de fala, não apenas ensinamos boas informações, também ilustramos. As vidas de muitas crianças têm sido afetadas adversamente pela falta de controle de um pai sobre a sua língua. E muitos filhos bons saíram de uma família onde a boa fala foi praticada. A NTLH traduz este versículo bem: “Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas”. Tenham certeza, pais, a fala dos seus filhos será muito parecida com a sua. É assim que você quer?



“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.” Satchel Paige, um grande jogador de beisebol da Liga Negra e do Hall da Fama disse bem. “Nunca olhe para trás,” ele disse, “algo pode estar se aproximando”. Os planos de muitas famílias falharam porque os pais estavam olhando para trás. Uma família sem visão é como uma nação sem visão – provavelmente irá perecer. Um olhar fixo para frente provavelmente produzirá bons resultados. Olhos que olham para frente estão focalizados, verão para onde a família está indo, estarão cientes do que vêm pela frente – buracos, desvios, curvas. Estão concentrados em chegar lá, também. Boa liderança espiritual vem de bons pais com as mentes voltadas às coisas espirituais que têm seus olhos fixos em coisas melhores.



“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.” “Ponderar” é meditar. Isso significa que o bom pai irá pensar sobre onde ele está levando sua família. O pai sábio usa um tempo para pensar na sua família: as coisas que vêem, as coisas que ouvem, as coisas nas quais é permitido que participem, até em quem são seus amigos. E pais sábios conversam um com o outro. Muito. Eles usam um tempo para discutir perigos potenciais, para investigar certas tendências na conduta dos seus filhos, para planejar correções e para encorajar conforme cada coisa é precisa. Meditação leva tempo, mas o pai sábio irá tomar um tempo para isso.


“Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Este provérbio fala do assunto de convicção, compromisso e constância. Diz que a verdade tem que continuar para frente, que a energia pela justiça e o entusiasmo pela santidade não devem diminuir. Não desvia para algum caminho inferior, deixando aquele que você saber ser o certo – esta é a mensagem aqui. 

Uma versão diz “não se desvie nem um só passo do caminho certo.” Isso significa que o caminho reto é o caminho certo e, uma vez que você está nele, deve ficar nele. Você tem que ensinar para sua família a correr do mal, a abominá-lo, a vê-lo como um perigo potencial. Você deve ensinar aos seus filhos a não paquerarem com o mal, a não brincarem com fogo, a não confraternizarem com o mundo. E você não deve apenas ensiná-los, você deve ilustrar isso, se mantendo fora do caminho do mal.


Uma vez eu disse que se soubesse o quanto era difícil educar filhos talvez não teria tido filhos. Isso não é verdade, mas é difícil, eu sei. Mas faça bem e torna-se o esforço singular que mais satisfaz que a vida tem a oferecer. Faça bem e trará uma recompensa bem melhor do que possa imaginar. Faça bem e um dia um netinho, com os olhos cheios de amor e respeito, esticará os braços e dirá, “Eu te amo, Vovô!”

–por Dee Bowman




Comentários

✿ Mensagens Últimos 30 dias

Apoio e Segurança na Família

No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.  Provérbios 14:26  Salomão experimentou, na própria pele, o que significa viver em comunhão com o Senhor e o que significa afastar-se de Deus. Foi então, com conhecimento de causa que ele escreveu: “No temor do Senhor o homem encontra um forte apoio e também segurança para sua família” (Provérbios 14:26). Há duas coisas que estão faltando na família de hoje: apoio e segurança. Pais se sentem desorientados. Filhos se sentem largados à sua própria sorte. Conseqüentemente, cada membro da família anda agarrando às suas próprias futilidades. A família atual está desunida e infeliz. A sugestão do Autor de Provérbios é o “temor do Senhor” – o respeito ao Senhor, o amor ao Senhor, a comunhão com o Senhor.  Pais e mães devem olhar para si mesmos e para o drama que virou sua família – a obediência à Bíblia e ao Senhor da Bíblia constituem o mais firme apoio para a construção da família funcional

O Sentido da Vida... sempre preocupou a humanidade

"Por que vivo?",  "Qual a razão da vida?",  "Qual o objetivo de viver?" Mary Roberts Rinehart disse sobre o sentido da vida:  "Um pouco de trabalho, um pouco de sono, um pouco de amor, e tudo acabou."  Edmund Cooke afirmou: "Nunca vivemos, mas sempre temos a expectativa da vida."  Colton:  "A alma vive aqui como numa prisão e é liberta apenas pela morte."  Shakespeare:  "Viver é uma sombra ambulante."  R. Campbell:   "Viver é um corredor empoeirado, fechado de ambos os lados."  Rivarol:   "Viver significa pensar sobre o passado, lamentar sobre o presente e tremer diante do futuro." Será que todas essas não são afirmações bastante amargas e desanimadoras sobre o sentido da vida? Parece que todos falam apenas de existir e não de viver verdadeiramente. Jesus tocou no âmago da questão ao dizer: "Eu sou... a vida" (João 14.6) . Por isso o apóstolo Paulo esc

TUDO QUE ABSORVEMOS PELOS CINCO SENTIDOS NOS NUTREM E FORMAM A PESSOA QUE SOMOS

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará (Salmo 1:1-3). ÁRVORES DE JUSTIÇA Todos sabem que as raízes são parte essencial para o crescimento de uma árvore. Elas tiram do solo a nutrição necessária para a vida da planta: água, sais minerais e substâncias orgânicas. A parte visível da planta é resultado de um processo invisível. O tamanho da árvore, sua floração e frutificação são provas das propriedades do solo e do bom trabalho executado pelas raízes. Não é diferente conosco. Nossa maneira de pensar, passatempos, leituras, prazeres, amizades, enfim; tudo o que absorvemos pelos cinco sentidos nos nutrem e formam a pessoa que somos. Cada um de nós escolhe deliberadamente o tipo de solo no qual fincamos nossas raízes, ou seja, o que

MARAVILHOSA PROMESSA 🌱

" De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." João 8:12 Pensamento: Que maravilhosa promessa revela este versículo !!!  Não andar em trevas significa poder enxergar, ver o que as pessoas que não seguem a Jesus não conseguem ver. Isso se torna um diferencial competitivo em nossas vidas profissionais, em nossos relacionamentos pessoais, e assim conseguimos melhores resultados pois tudo fica mais claro, é possível entender as tribulações e crescer em meio as adversidades, é possível compreender as pessoas que nos maltratam, enfim ter a luz da vida é ter Jesus, pois Ele é a luz do mundo. Mensagem de 'Devocional Diário' Devocional Dádivas do Senhor 🌸

Deus dá vitória, Confie!

"Quem há entre vós que tema ao Senhor, e ouça a voz do seu Servo, que andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus?" Isaías 50.10 As tentações espirituais são profundas e muito fortes. Para obter vitória contra essas tentações é necessário primeiro a vitória sobre as emoções.  O espírito humano é a sede do Espírito de Deus. Nosso espírito capta o Eterno. Por isso, o alvo do inimigo é nos conduzir para a escuridão espiritual para que nos desesperemos.  O Senhor permite essas tentações para termos a oportunidade de confirmar a autoridade da vitória de Jesus: "Eis aí vos dei autoridade... sobre todo o poder do inimigo."   Mas o que podemos fazer na prática, quando nosso espírito é conduzido por uma escuridão inimaginável? Confiar no Senhor – mesmo não sentindo nada!  Se não vem resposta do alto, se parece estarmos sem saída, e se em nosso íntimo nos sentimos no fundo do poço, devemos faze

✿ Arquivo

Mostrar mais

✿ Idioma

✿ Facebook, visitem e sejam bem-vindos!

✿ Marcadores

Mostrar mais

✿ Pesquisar

✿ agradeço sua visita! Paz a vc e toda sua família!

✿ Clique na imagem para voltar ao início: