✿ Registre seu email e receba as mensagens deste Devocional:

Pesquise

domingo, 21 de fevereiro de 2016

A criança é “cidadão modelo” do Reino de Jesus

Já na época de Jesus a “posição” social ou “status” de alguém era determinada pelas suas posses ou desempenho. Os que se destacavam neste quesito eram considerados “importantes” ou possuidores de uma “posição”, como o homem descrito no nosso texto, que tinha tudo o que a sociedade considerava admirável e desejável. Nesse contexto, como seriam tratados aqueles que não tinham posses e nem eram “produtivos” para a sociedade, como as crianças, por exemplo?

Era inimaginável que alguém de “posição” ficasse em “desvantagem” em qualquer situação ou perante um benefício. Daí a perplexidade dos discípulos de Jesus: “Bom, se o rico, que é rico, não pode ser salvo, então quem o será?”.

Jesus desafiou a cultura social de sua época, expondo a busca humana por auto suficiência e auto justificação como meios de lograr a salvação eterna, e mostrando que isso sempre será um dom de Deus. E mais, escalou como “cidadão modelo” de Seu Reino aquela que é vista como exemplo de dependência e desapego: a criança! [...]

Para ser um súdito do Reino de Deus é necessário criar e cultivar uma nova mentalidade, marcada pela dependência, simplicidade e desapego característicos de uma criancinha. Quem se candidata?

Reinaldo Percinoto Júnior
(trecho do estudo) ultimato/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/ser-crianca-e-coisa-de-gente-grande/ - Texto básico: Lucas 18. 15-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário sempre é bem-vindo!