DOMÍNIO PRÓPRIO


"Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gálatas 5:16). O contexto ressalta a razão ­ "porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer" (Gálatas 5:17).

[...]
 
Os termos embriaguez e folias têm relação com a falta de domínio próprio. Muitas coisas condenam a embriaguez, mas uma das mais evidentes é a perda do controle em todas as áreas ­ da razão, da emoção e do físico; somos, entretanto, ensinados de muitas formas a ter autocontrole. 

As folias são definidas como a entrega e a conseqüência da embriaguez. Qualquer coisa em que nos metamos que resulte em não exercitar o domínio próprio é algo que devemos evitar. Os que participam de jogos esportivos e os seus fãs. Muitas vezes são culpados de perderem completamente o autocontrole. Tudo isso certamente não agrada ao Senhor.

A falta de espaço não nos permite avançar na discussão deste assunto, mas há muito mais "coisas assim" em outros textos do que há neste. Suponhamos que tivéssemos uma série de itens específicos para tudo sobre o que refletíssemos, fossem coisas negativas, fossem positivas. Não poderíamos carregar uma Bíblia dessas. 

As categorias amplas e genéricas são apresentadas claramente, segue-se depois a simples reflexão de que a prática de "coisas assim" é errada.

Mas encerremos com um aspecto positivo, retornando ao pensamento com que começamos. "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne". Se permitirmos que o Espírito nos guie, não precisaremos nos preocupar com o erro. O Espírito nos conduzirá no caminho certo pela palavra.
 

por Ray Ferris



Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário sempre é bem-vindo!