✿ Registre seu email e receba as mensagens deste Devocional:

Pesquise

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Quem é Jesus?




Quem é Jesus?
Foi o apóstolo Pedro que respondeu corretamente essa pergunta: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mateus 16.16). Porém, Pedro era um seguidor de Jesus Cristo, já conhecia o Mestre bem de perto e, portanto, não é de se estranhar que tenha acertado em cheio. Então permita-me fazer esse mesmo questionamento a dois outros personagens bíblicos que tiveram pouco contato com o Salvador do mundo.


Em primeiro lugar, quem é Jesus para a mulher samaritana?
Muitos daqueles que esperavam o Messias na época de Jesus Cristo conheciam as profecias que diziam que o Cristo teria de ser do sexo masculino (Gênesis 3.15), nascido de uma virgem (Isaías 7.14) na cidade de Belém (Miquéias 5.2). A Bíblia não diz isso, mas acredito que a samaritana possa ter inquirido Jesus sobre Sua natividade, antes de proclamá-lO como o Cristo.

Jesus Cristo é inigualável e não tem rival! 
Nenhum líder espiritual do passado e nem do presente tinha ou tem pureza de coração por nunca ter pecado (1 Pedro 2.22 e 2 Coríntios 5.21), e quem nunca pecou tem autoridade para perdoar pecados. Sem mencionar que nenhum outro ser humano nasceu de uma virgem e ressuscitou dos mortos com suas próprias forças.No primeiro momento, a resposta da samaritana ao questionamento acerca da pessoa de Jesus Cristo foi em forma de hipótese: “Será este, porventura, o Cristo?!” (João 4.29).Em um segundo momento, depois de conhecer o Senhor Jesus como o seu Salvador pessoal, ela passa a dar testemunho pessoal e transforma a hipótese em fato histórico (João 4.39-42).


Em segundo lugar, quem é Jesus para o centurião romano?
Era notório para os judeus que o Messias, por ser o cordeiro pascal, não poderia ter qualquer defeito físico e nem qualquer um dos seus ossos quebrados (Êxodo 12.46, Neemias 9.12 e João 19.36). A Bíblia não menciona isso, mas o centurião pode ter tido conhecimento sobre esse vaticínio. Aquele homem tinha visto inúmeros crucificados terem suas pernas quebradas, como forma de apressar a asfixia e, conseqüentemente, a morte. Mas, naquele dia, após presenciar todo o ocorrido a respeito de Jesus (o mundo escureceu, houve terremoto, sepulcros foram abertos) e ver que nenhum dos seus ossos tinham sido quebrados, fez uma declaração estupenda: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus” (Marcos 15.39).


Quem é Jesus para você?
Antes de respondermos corretamente, temos de conhecer profundamente o Jesus verdadeiro. Caso contrário, daremos crédito aos Seus falsos substitutos. Quando você não conhece o original, aceitará a cópia como sendo original.

Na década de 70, o grupo Vencedores por Cristo cantava: “Muito embora, um só Jesus exista, nem todos sabem vê-lo como é. Filósofo, poeta ou comunista, ou mesmo um hippie, já se disse, até. Mas, Jesus é bem mais importante, quando se sabe de Seu grande amor. E é preciso, hoje, que se cante, Jesus, Filho de Deus, o Salvador!” (trecho da canção Nada Melhor).

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12). Amém! 

Dr. Samuel F. M. Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário sempre é bem-vindo!