✿ Registre seu email e receba as mensagens deste Devocional:

Pesquise

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Beleza dos Cabelos Brancos



Provérbios 20:29 -  A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. 


Qual é a melhor maneira de envelhecer? De que devem os idosos se orgulhar? O autor do livro de Provérbios responde: “O ornato dos jovens é a sua força e a beleza dos idosos são seus cabelos brancos” (Provérbios 20:29).


A experiência das pessoas maduras ensina que, quando reduzimos a complexidade da vida a apenas um ou dois sinais, a tendência será levar a vida de um modo super simplificado. Certas pessoas são facialmente bonitas – mas elas não deveriam ser reduzidas a um “rosto bonito”. Por outro lado, sempre causa estranheza encontrar uma pessoa de idade avançada que só se preocupe com seus músculos e se orgulhe disso.


Ao fazer um contraste entre os jovens e os idosos, o sábio autor de Provérbios pretende chamar nossa atenção para o equilíbrio natural das coisas. Nos jovens, os músculos devem ser interpretados como boa saúde. Nos idosos, os cabelos brancos deveriam ser uma pista segura quanto à maturidade de uma pessoa. 


Daí o termo “beleza”, usado na afirmação. Pessoas responsáveis, equilibradas, que não gostam de ficar prisioneiras das modas, aceitam os sinais naturais da idade, sem medos desnecessários, sem dissimulação. Viver com aceitação construtiva da própria idade é sempre uma coisa bonita de se ver.

Pr. Olavo Feijó




Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário sempre é bem-vindo!