Esdras: O Coração Disposto




Esdras: O Coração Disposto 


O sacerdote Esdras conduziu um grupo de judeus da Babilônia para Jerusalém em 458 a.C. Os babilônicos tinham levado muitos judeus para o cativeiro entre 605 e 586 a.C. Aos poucos, muitos dos descendentes destes voltaram para Israel. Zorobabel conduziu o primeiro grupo no início do império persa (cerca de 536 a.C.). Quase 80 anos depois, Esdras voltou com um grupo menor.


Durante as duas gerações entre Zorobabel e Esdras, vários problemas apareceram entre os judeus que voltaram. Alguns problemas eram políticos, mas sempre devidos às fraquezas espirituais do povo. Esdras era sacerdote, descendente de Arão. Era "escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel" (Esdras 7:6). Voltou à Jerusalém para ensinar o povo e para ornar o templo que foi construído na época de Zorobabel.


A atitude de Esdras descreve bem a disposição que cada cristão deve mostrar no serviço ao Senhor:"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos" (Esdras 7:10). 



Esse servo se ofereceu ao serviço de Deus com coração disposto.Mas, um coração bom precisa ser aplicado com toda reverência e respeito para com Deus. Observe as três coisas que Esdras fez: 


Buscou a Lei. 
Antes de mais nada, o discípulo do Senhor precisa conhecer a palavra do Mestre. Jesus mandou que conheçamos a verdade, a palavra de Deus (João 8:32; 17:17). 

Cumpriu a Lei.
Ensinou a Palavra

O escriba e sacerdote Esdras nos serve como excelente exemplo. Cada cristão deve imitar a atitude dele. Com corações dispostos, devemos buscar, cumprir e ensinar a palavra de Deus.


autoria: Dennis Allan


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário sempre é bem-vindo!